Talvez pela grande quantidade de pessoas diabéticas que frequentam o consultório odontollógico, o Diabetes Mellitus é uma das doenças sistêmicas que segue despertando um grande interesse na comunidade odontológica.
Higienização satisfatória e a visita ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para realizar o preventivo odontológico é primordial para a saúde do corpo e evitar infecções oportunistas.
Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.
Cuide bem dos dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses. Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente. O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.