Atenção: câncer bucal pode matar
Ao longo da vida, escutamos que os cuidados com a saúde, alimentação e atividade física devem ser realizados com atenção para a garantia da qualidade de vida, e com os dentes não deve ser diferente; a prevenção é o melhor caminho. E, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção na saúde bucal por conta dos riscos do Câncer Bucal, o Grupo Qualidade em Saúde, que reúne mais de 700 clínicas odontológicas em todo o Brasil, realiza, durante os meses de agosto e setembro, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal.
O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de novos casos por ano – 15 mil. O índice de mortalidade anual chega próximo de 4 mil. O Câncer bucal é um tumor maligno da cavidade oral que aparece principalmente em homens com mais de 50 anos. Quando associado ao tabagismo, podem aumentar o risco de incidência em até 4 vezes.
“Para se ter uma ideia, o câncer de boca está entre os 10 canceres que mais matam no país, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, explica a dentista e participante do grupo Qualidade em Saúde, Aline Bravim.
Vale lembrar que, outros fatores como a má higiene oral, dieta pobre em legumes e verduras e fatores genéticos também estão relacionados ao câncer de boca, por isso a importância de realizar o check up odontológico a cada 6 meses.