Você sabia que o consumo demasiado de chás, cafés, sorvetes, refrigerantes de cola e sucos de cor escura, pode alterar as cores dos seus dentes, os deixando em tom amarelado?
Apesar do tabaco ser o grande vilão, esses alimentos que estão na casa da maioria das pessoas, também podem afetar também o esmalte dos dentes. Muita gente quando percebe que os seus dentes não estão tão brancos como antigamente, buscam tratamento de clareamento, mas acabam esquecendo que o cafezinho, quando tomado em grande quantidade diária, também é prejudicial.
Veja quais alimentos podem modificar o seu sorriso:
– Chás;
– Cafés;
– Refrigerante de cola;
– Sucos escuros;
– Vinho tinto;
– Curry;
– Beterraba;
– Vinagre Balsâmico
– Catchup;
– Molho de soja, entre outros.
Essa mudança na cor, a partir do consumo de alguns alimentos, é por conta da “capa” externa dos dentes, o esmalte, que é muito porosa, e, por isso, absorve facilmente as cores desses alimentos. “E se o paciente não for cuidadoso com a sua higiene oral, o esmalte estará bem danificado e a absorção das cores será muito maior”, lembra Dra. Alice.
Bochechos com água após a ingestão desses alimentos ou, se puder escovar os dentes, é uma forma de prevenção. E, para as manchas não ficarem aparente, o ideal é consultar-se com um dentista a cada semestre para fazer a limpeza dentária.