Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono – fatores que, no mínimo, agravam o problema e pioram muito a qualidade de vida.
Procure o dentista assim que observar os sintomas como dores de cabeça como uma enxaqueca crônica, estalo na articulação ao abrir e fechar a boca, dores musculares, perda de audição dentre outros.
Quanto mais tempo demorar o inicio do tratamento mais lesões serão causadas nas estruturas orofaciais.
Conselhos para prevenir:
Os tratamentos servem para reduzir a dor (se ela existir), prevenir o dano dental permanente e diminuir a fricção dental.
Para proteger os dentes de maneira permanente, recomenda-se o uso de protetores bucais ou aparelhos feitos sob medida.
“Se seu bruxismo estiver relacionado ao estresse, é importante que você tente relaxar mais e dormir bem”, recomenda o NHS. Para isso, a sugestão é a prática de ioga, usar técnicas de relaxamento para respiração, recorrer a massagens e escutar música antes de dormir, por exemplo.
Se não funcionar, há alguns tratamentos psicológicos que podem ajudar, como as terapias cognitivas ou comportamentais, que trabalham a ligação entre o pensamento e o comportamento.