O principal objetivo da ortodontia é corrigir o posicionamento dos dentes propiciando ao paciente a melhora no sorriso.
Os dentes tortos ou mal posicionados dificultam a higienização e prejudicam diretamente a saúde bucal do paciente. A Periodontite (inflamação da gengiva) é uma das doenças que surgem a partir dessa falta ou dificuldade de higienização.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável. Entretanto, para qualquer indicação da utilização de um aparelho, é necessário buscar o auxílio de um dentista especializado em Ortodontia.
O Ortodontista solicitará um histórico dentário completo, com fotografias e radiografias especiais da arcada dentária. A partir dos resultados desses exames, será indicado o tratamento e o tempo que ele levará.
Se você possui sobre mordidas (ou dentes salientes), mordidas cruzadas, abertas, diastema, desvio da linha mediana ou apinhamento (excesso de dentes na arcada), busque um auxílio do profissional.
Como tratamento, existem dois tipos de aparelhos: o fixo e o móvel. O objetivo conjunto é ajudar a movimentar os dentes e alterar o crescimento mandibular.
Trabalhamos com os aparelhos fixos convencionais ( prateados e estéticos) e com os autoligáveis.